História

Desde a sua criação, o facebook é usado como uma ferramenta direcionada aos estudantes universitários

 

Leia a história do facebook, abaixo:

 

thefacebook.com

 

Em janeiro de 2004, Mark Zuckerberg começou a escrever o código para um novo site, conhecido como “thefacebook”. Ele disse em um artigo publicado em The Havard Crimson que para criar o Facebook ele se inspirou no facemash: “É evidente que a tecnologia precisava criar um site centralizado e prontamente disponível... os benefícios são muitos”. " Em 4 de fevereiro de 2004, ele lançou “Thefacebook”, originalmente no endereço thefacebook.com.
 
Ele disse ao The Crimson, “Todos estão comentando sobre um facebook universal dentro de Havard. Eu acho que é um pouco bobo, pois a Universidade precisaria de 2 anos para realizar este projeto, enquanto eu poderia fazer muito melhor em apenas 1 semana”. Ele também mencionou sua intenção de criar um website universal que pudesse conectar pessoas de toda a universidade. Segundo seu colega de quarto, Dustin Moskovitz, “quando Mark finalizou o site, ele contou para alguns amigos... então um deles sugeriu colocar na lista de email da Kirkland House, que tinha cerca de 300 alunos.” Moskovitz continuou: “No fim da noite, nos estávamos acompanhando de perto o processo dos registros. Dentro de 24 horas, nós tínhamos algo entre 1200 e 1500 usuários registrados”.

Mark Zuckeberg é o fundador do
Facebook. Foto: Getty Images
 
Apenas 6 dias depois do lançamento do site, 3 sêniors da Havard, Cameron Winklevoss, Tyler Winklevoss e Divya Narenda, acusaram Zuckerberg de ter intencionalmente feito-os acreditar que ajudaria na construção de uma network chamada HavardConnection.com, mas ao invés disso, usou suas ideias para construir seu próprio website.
 
Os três queixaram-se ao The Crimson, que começou uma investigação. Zuckerberg sabia desta investigação e então começou a procurar no Thefacebook.com membros do The Crimson. Ele examinou o histórico de acessos desses membros para localizar alguma inserção incorreta de senha e login. Desta forma ele conseguiu ter acesso às contas de email desses membros. Três dos membros do jornal The Crimson processaram Zuckerberg. The three later filed a lawsuit against Zuckerberg, later settling.
 
Inicialmente, a participação no site era restrita para estudantes da Universidade de Havard.No primeiro mês, mais da metade dos estudantes já estavam cadastrados. Eduardo Saverin (negócios), Dustin Moskovitz (programador), Andrew McCollum (designer gráfico) e Chris Hughes logo se juntaram a Zuckerberg para ajudar na promoção do site. Em março de 2004, Facebook expandiu para Stanford, Columbia, e Yale. Esta expansão continuou quando foi aberto para o público da Ivy League e universidades de Boston. Gradualmente o site alcançou a maioria das universidades no Canadá e nos Estados Unidos.  Facebook foi incorporado no verão de 2004 e o empresário Sean Parker, que vinha aconselhando informalmente Zuckerberg, se tornou o presidente da compainha. Em junho de 2004, Facebook mudou sua base de operações para Palo Alto, California. A companhia suprimiu o “the” de seu nome depois de comprar o domínio “facebook.com” em 2005 por $200.000 dólares.

 

Facebook

 
Em 1 de outubro de 2005, o Facebook se expandiu para 21 universidades no Reino Unido, o ITESM sistema no México (cerca de trinta campi através do país naquela época), a rede da Universidade de Porto Rico e Universidade Interamericana de Porto Rico em Porto Rico e a rede da Universidade das Virgin Islands nos EUA. O Facebook lançou uma versão escolar/colegial em setembro de 2005, o que Zuckeberg chamou de próximo passo lógico. Naquele tempo, a rede colegial precisava de um convite para entrar. Depois, o Facebook expandiu a elegibilidade de adesão para trabalhadores de várias companhias, incluindo Apple Inc. e Microsoft.
 
Em 11 de dezembro de 2005, universidades da Australia e Nova Zelândia foram adicionadas para a rede do Facebook, aumentando seu tamanho para mais 2000 universidades e 25000 colegiais por todo EUA, Canada, México, Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia e Irlanda. O Facebook abriu, então, em 26 de setembro de 2006, para todos acima de 13 anos com um e-mail válido.  Em outubro de 2008, o Facebook anunciou que iria estabelecer sua sede internacional em Dublin, Irlanda.
 
Em 2010, o Facebook começou a convidar usuários para ser testadores beta depois de passar por um processo de seleção baseado em perguntas e respostas  e um conjunto de quebra-cabeças de engenharia do Facebook onde os usuários resolveriam problemas computacionais que deram a eles oportunidade de serem contratados pelo Facebook.
 
Em fevereiro de 2011, o Facebook se tornou o maior servidor de fotos online, sendo citado pelo aplicativo do Facebook e agregador de fotos online Pixable como esperando ter 100 bilhões de fotos no verão de 2011.  Em outubro de 2011, mais de 350 milhões de usuários acessaram o Facebook através de seus celulares, sendo 33% de todo o tráfego do Facebook.
 
Fonte: Wikipedia. História do Facebook. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_Facebook. Acessado em: 07 jun. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário