Guia para professores

Facebook: guia para professores

Hoje, as mídias sociais tem um papel importante na vida de milhões de estudantes. Muitos professores devem estar se perguntando: “Devo ou não usar uma rede social como ferramenta válida de aprendizado?”.
 
A verdade, é que o Facebook não é apenas uma ótima ferramenta para encontrar velhos amigos ou saber o que está acontecendo durante o final de semana, a rede social também pode ser vista como uma ótima ferramenta de aprendizagem. Os professores podem utilizá-la em seus projetos para melhorar a comunicação e envolver seus alunos.
 
Pensando nisso o Facebook criou o Facebook for Educators, um website que funciona como um guia e foi escrito por uma especialista em educação, Linda Fogg Phillips em parceria com o Mestre Derek Baird e o Dr. BJ Fogg.
 
Por enquanto o material está disponível apenas em inglês, mas, segundo o Facebook, em breve será traduzido para outros idiomas.
 
Separamos algumas idéias sobre o uso de Facebook na educação:
  • Dê dicas aos seus alunos sobre cidadania digital e comportamento online;
  • Peça aos alunos que sigam sites de notícias para agregar conteúdos relevantes para o material do curso. A informação vai fluir entre a turma;
  • Os estudantes podem postar suas críticas literárias para os outros estudantes lerem;
  • Use as enquetes como uma ferramenta de ensino interativo ou simplesmente para que os seus alunos se conheçam uns aos outros;
  • Os alunos podem ter uma aula prática de conversação de línguas estrangeiras com falantes nativos;
  • Forneça aos pais e familiares uma janela para a sala de aula;
  • Tire fotos e compartilhe os trabalhos realizados em sala de aula, colocando-as em álbuns conforme o tema estudado;
  • Compartilhe links interessantes para a turma;
  • Conecte-se com outras turmas;
Lembre-se de criar uma conta separada apenas para as suas aulas. Mantenha duas contas se você quiser usar o Facebook pessoalmente também.
 
Supere o termo “amigo”. Muitos professores tem medo da idéia de fazer amizade com seus alunos. Ao invés de pensar no Facebook na sua forma mais comum de uso, tente se adaptar a uma forma mais elevada para que você seja visto como um mentor.
 
Está é uma excelente maneira de garantir que os alunos se envolvam mais na experiência de aprendizagem e pode ser um bom reforço de comunicação entre aluno-aluno e aluno-professor.
 
 
  
Fonte - FACCAT EAD. Disponível em:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário